pt en es
ESPAÇOTALENCO

7 cuidados essenciais ao comprar um imóvel novo

MERCADO IMOBILIÁRIO
29 MAR 2018

Comprar um imóvel é algo complexo, uma decisão que envolve muitos fatores e cuidados antes de fechar o negócio. Cautela nunca é demais, evita incômodos, grandes prejuízos e garante que você possa curtir seu novo imóvel com mais tranquilidade.  

Todos esses cuidados são necessários, pois os imóveis costumam ter alto valor e uma decisão equivocada, podendo comprometer o investimento e suas finanças pessoais, e exigir um grande esforço para comprar um novo. 

Por isso mesmo, separamos os cuidados essenciais ao comprar um imóvel novo, quais os pontos que você precisa ficar de olho para não enrolar suas finanças e comprometer o seu conforto. Vamos lá!

 

1. Avalie as necessidades pessoais e da família

Você quer comprar um apartamento na praia, mas em qual cidade? Próximo ao comércio ou em um local mais tranquilo? Essas são algumas perguntas que você precisa fazer antes de comprar um imóvel novo. 

Converse bastante com a sua família para chegar a melhor decisão. Desse modo, todos ficarão felizes e a escolha do seu apartamento será acertada, pode apostar. 

 

2. Atenção para os juros

No momento de comprar um imóvel novo, a empolgação pode gerar uma certa falta de atenção, principalmente com relação à taxa de juros, caso você opte por um financiamento.

Confira mais alguns erros comuns nesse tipo de negociação.

Uma dica de ouro nessas situações é avaliar todas as possibilidades de parcelamento, seja por banco, diretamente com a incorporadora, empréstimo, entre outras. Compare todas as taxas antes de bater o martelo, depois pode ser tarde demais!

 

3. Faça a vistoria com cuidado 

Olhar o imóvel antes de comprar é a decisão mais acertada por diversos motivos, principalmente para saber o que está comprando, quais as condições atuais e o que precisa de melhorias. 

Se você não sabe das condições, pode ter muitos prejuízos e ter que investir em reformas. Por esse motivo, quando houver a vistoria no imóvel, faça a visita e confira tudo: instalações elétricas, hidráulicas, paredes, janelas e tudo que envolve a estrutura física do imóvel, objeto da sua próxima compra. 

 

4. Fique atento à documentação

Comprar um imóvel envolve burocracia e toda a papelada, por isso mesmo você deve prestar atenção aos documentos, caso contrário, você vai ter que perder ainda mais tempo para encaminhar tudo novamente. 

Se você optou por um financiamento, existem ainda mais documentos que você precisa ter cuidado. Esse nosso post já esclarece muita coisa e exatamente os documentos que você precisa para comprar um imóvel novo através de um financiamento. 
 

5. Observe o momento do mercado

É importante observar o mercado imobiliário para entender se é um bom momento para comprar um imóvel novo, isso acontece principalmente para evitar prejuízos financeiros e perder dinheiro na negociação. 

E agora, como está? O Brasil está se recuperando economicamente, é o que apontam todos os dados, especialmente do setor imobiliário. Tudo indica que é um bom momento para comprar um apartamento, tanto para investir quanto para morar. 


6. Procure ajuda profissional

Procurar um imóvel, negociar e enfrentar toda a burocracia é algo que custa dinheiro também, mas principalmente tempo. Tudo isso pode ser evitado com ajuda profissional. 

Procure uma imobiliária idônea, esta empresa pode auxiliar você ao comprar um imóvel novo, aliviando a sua responsabilidade com a documentação e negociação. 


7. Cuidado com o pós-venda ao comprar um imóvel novo 

Muita gente compra um imóvel e pensa que tudo está resolvido, mas existem cuidados essenciais depois da compra, como o pagamento de impostos, por exemplo. 

Um dos tributos obrigatórios no pós-compra é o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), pago à prefeitura do seu município. Se você optou por ajuda profissional, eles vão indicar tudo que precisa ser quitado. 

Comprar um imóvel precisa de cuidados

Agora você já sabe quais são os cuidados essenciais ao comprar um imóvel novo, precaução nunca é demais, por isso preste atenção ao adquirir o seu próximo apartamento. 

Como você viu, um dos pontos é procurar ajuda profissional para facilitar a sua vida e garantir que tudo saia conforme o planejado, com a chave do seu apê na mão!

Para contratar os serviços imobiliários, você precisa de alguns cuidados. Leia mais um de nossos conteúdos e saiba como buscar ajuda profissional com sucesso.